Entenda como o Ramacrisna atua na geração de trabalho e renda!

Focado na transformação de vidas em situação de risco social ou pessoal, o Instituto Ramacrisna atua em doze cidades mineiras provocando impacto na sociedade e na realidade de centenas de famílias há 59 anos.

Ao longo das décadas, as parcerias e reconhecimento só aumentaram, chegando a resultados surpreendentes como mais de 83 mil atendimentos, 1.413 oficinas realizadas e 58 mil refeições servidas durante o ano de 2017.

E dentre as ações em andamento, a geração de trabalho e renda são diariamente fomentados e ensinados, através do desenvolvimento profissional e o espaço na sociedade, visando dar alternativas aos participantes dos projetos. Quer conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas? Continue a leitura do artigo.

Oportunidades de inserção no mercado de trabalho

Muitos adolescentes sentem na pele a privação e precisam auxiliar a renda familiar. O Programa Jovem Aprendiz existe a partir da Lei da Aprendizagem (10.097/2000) e visa mitigar o trabalho infantil e a evasão escolar por meio da empregabilidade de jovens que cursam o ensino fundamental e médio, respeitando o direito à dignidade e ao estudo.

No Ramacrisna, adolescentes com idade entre 14 e 18 anos têm o apoio da instituição para a conquista da vaga. O projeto Jovens do Futuro capacita-os a partir de valores como ética profissional, desenvolvimento de currículo e atendimento para que absorvam as características básicas do dia a dia de trabalho.

O projeto Adolescente Aprendiz, por sua vez, conta com diversos cursos técnicos (obrigatório no decorrer do contrato do programa) que complementam a jornada de trabalho. No ano passado, 587 aprendizes conquistaram sua primeira oportunidade com o Ramacrisna em 93 empresas diferentes.

Desenvolvimento de competências específicas

Por meio de sete cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com empresas, a entidade oferece qualificação profissional para formar jovens e adultos competentes para as diversas necessidades do setor da economia.

Um dos diferenciais do ensino é a valorização não só das habilidades profissionais, mas da formação humana e ética para levar ao mercado profissionais que também tenham consciência cidadã.

Por meio desses cursos, jovens podem colocar em prática e aprimorar as habilidades com que têm afinidade e sonham em trabalhar. Em 2017, 367 pessoas tiveram essa oportunidade.

Entre as opções de formação estão as da área industrial, como Soldagem, Robótica Industrial e Mecânica de Automóveis; do setor de serviços, como Eletricista de Instalações e Operador de Computador e Redes Locais; bem como curso de interesse comum como o de Inglês.

Outra iniciativa importante para a geração de trabalho e renda é a Produtora Antenados. Uma iniciativa que visa trazer soluções audiovisuais para seus clientes, produzindo vídeos e fotos institucionais de alta qualidade.

Dentro desse projeto também há iniciativas que abrangem a comunidade, com o curso gratuito de audiovisual e disponibilização de acesso à cultura (sessões e discussões sobre filmes).

Mãos que valorizam a cultura e geram renda

Apoiar a participação ativa das mulheres na geração de renda e incentivar a preservação da cultura local são objetivos que são unidos na Associação Futurarte. A partir de técnicas artesanais, mulheres da zona rural aprendem uma forma de sustento para superarem as circunstâncias de vulnerabilidade em que se encontram.

Um trabalho importante de desenvolvimento sustentável que garante às mulheres o espaço ativo na sociedade, tanto como consumidoras quanto como criadoras de valor, uma vez que produzem e comercializam as peças.

O projeto conta com o apoio criativo da Liverpool Hope University que, por meio de visita anual de seus representantes, auxilia a criação da coleção de itens a serem confeccionados pelas artesãs.

Apoio a geração de trabalho e renda

Iniciativas como as citadas são administradas e idealizadas pelo Instituto Ramacrisna, mas seriam impossíveis sem o auxílio de quem entende e reconhece a importância do trabalho realizado! A parceria com empresas e as doações são as principais fontes de recursos para manter todas as ações em andamento e em contínua promoção da vida de milhares de pessoas que estão em condições que pedem atenção.

Existem diversas formas de contribuir financeiramente com a entidade, seja por doações diretas, destinação do imposto de renda e até com um percentual de compras realizadas online. Várias possibilidades que atendem a diferentes perfis de apoiadores que podem fazer a diferença e incentivar as pessoas que estima a também realizar esse investimento!

Ansioso para fazer parte de todo esse trabalho e esforço para vidas mais felizes? Fale com a gente e ajude a melhorar a nossa sociedade!

Ramacrisna

Promovendo sonhos e transformando vidas.

LEIA TAMBÉM

Manual sobre a Lei da Aprendizagem!

VEJA AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O FIA