Ramacrisna realiza 5ª edição do Festival Primavera

O Trio Amaranto é um dos convidados da Orquestra Jovem da Ramacrisna para o Festival.

Organizado pelo Instituto Ramacrisna, o Festival Primavera teve início em 2013. E apresentará sua 5ª edição neste ano entre os dias 18 e 20 de dezembro. As apresentações da Orquestra Jovem Ramacrisna e dos convidados Duo Calaça, Trio Amaranto e Banda Trinca, serão abertas ao público e acontecerão no Centro Cultural Ramacrisna.

O Trio Amaranto é formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz, que dispõe de cuidados precisos com a instrumentação e elaboram seus próprios arranjos. Elas são instrumentistas (violão, flauta e piano) e possuem formação na Universidade Federal de Minas Gerais e na Fundação de Educação Artística. Desde o primeiro CD “Retrato da Vida”, que apresentou canções de Djavan, interpretadas pelo grupo e um variado conjunto instrumental lançado em 2000, foram lançados mais 7 CDs, entre eles um dedicado ao público infantil e outro livro/CD. Possuem também um DVD gravado em 2016 em parceria com a orquestra de câmara de Ouro Branco. Recebeu em 2002, pela terceira vez consecutiva, o título de Melhor Grupo Vocal de Minas Gerais, pelo Troféu Pró-Música (1999, 2000 e 2001). O Trio já fez show em lugares como Washington, Nova York e Lisboa.

Formada há mais de um ano pelos músicos Thiago Barrez (Guitarrista e vocal), Rodrigo Lourenço (baixista) e Rudigo Calixto (baterista), a banda Trinca vem se destacando no cenário mineiro com um repertório recheado de releituras da MPB para o blues e para o jazz. A banda nasceu dos frequentes encontros dos músicos em vários projetos de diferentes artistas. Daí veio o desejo de se unirem em um projeto que possuísse personalidade e musicalidade.

O Duo Calaça é formado pelos violinistas Ana Zivkovic e Rafael Calaça. A apresentação da dupla conta com estilos como o clássico e o contemporâneo, com uma ruptura de estilos. Alguns dos nomes de referência para as apresentações são Bach, Vivaldi, Paganini, Piazzolla, Villa-lobos, Jàfar, Tom Jobim e Amy Winehouse.

Além das apresentações musicais, serão realizadas também aulas intensivas, teóricas e práticas, durante os três dias no turno da manhã, para os alunos que fazem parte da Orquestra Jovem Ramacrisna. No terceiro dia os alunos passam por uma audição com maestro, que é feita anualmente para avaliação de desempenho.

De acordo com Solange Bottaro, vice presidente da Ramacrisna, o Festival promove a complementação do aprendizado dos Jovens da Orquestra Ramacrisna e oferece para a comunidade dos bairros em torno, a inserção cultural, por meio do acesso a gêneros variados de músicas como o Jazz e o Blues. O que se torna também uma ocasião que possibilita a integração de toda a família.

Orquestra Jovem Ramacrisna:

Criada em agosto de 2005 pela Instituição Social Ramacrisna, a Orquestra Jovem Ramacrisna com a regência do Maestro Eliseu Barros, tem por objetivo trazer para a realidade das crianças e jovens a beleza do universo da música clássica e popular. Com o projeto, 63 crianças e adolescentes moradores da área rural da cidade de Betim, frequentam aulas de teoria musical e instrumentos de cordas e sopro, tendo a oportunidade de, futuramente, se tornarem profissionais.

Ramacrisna

Promovendo sonhos e transformando vidas.

LEIA TAMBÉM

BAIXE O MANUAL GRÁTIS

VEJA AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O FIA